procurar

Condições especiais para escolas, de quarta a sexta, mediante reserva prévia. Reserve já lugar para os seus alunos através do 218860503.

Texto: Carlos Manuel Rodrigues

Encenação: Victor Linhares

Música original: João Paulo Soares

Cenografia: Kim Cachopo

Figurinos: Rafaela Mapril

Desenho de Luz: Paulo Sabino

Elenco: Adriana Pereira | Agostinho Macedo | Andreia Ventura | Henrique Macedo | Kim Cachopo | Maria João Vieira | Miguel Vasques | Paulo Neto

 

Camões, Príncipe dos Poetas

O TIL – Teatro Infantil de Lisboa, em conformidade com a sua missão de celebrar grandes obras e autores da cultura mundial, homenageia aquele que é o mais ilustre poeta da Língua Portuguesa: Luís Vaz de Camões, estudante, aventureiro, apaixonado e poeta, autor de Os Lusíadas e da mais maravilhosa lírica alguma vez escrita na nossa língua.

Esta criação, quer pela temática, quer pela proposta cénica, é pensada para o público jovem que agora se inicia na obra de Camões. No entanto, não esquecemos quem já o conhece e a estes oferecemos a nossa interpretação da vida e obra do poeta.

O seu conteúdo, como em todas as produções do TIL, é tratado de uma forma lúdica e apelativa, sem esquecer as importantes componentes didácticas e pedagógicas.

Trata-se, inevitavelmente, de um autor que integra o Programa de Português do Ensino Básico e Secundário e, neste enquadramento, a ida ao Teatro, assistir a um espectáculo sobre a vida e obra de Camões, pode e deve servir como ferramenta complementadora do trabalho que se faz em aula.

Torna-se, assim, num excelente ponto de partida para a discussão da obra estudada, além de se potenciar como elemento motivador para o estudo e conhecimento da matéria leccionada. Acreditamos ainda que este espectáculo poderá ajudar a vencer uma eventual resistência que sabemos existir por parte de alguns alunos à obra do poeta. Mostrar que os versos de Camões, tão habilmente vertidos em papel, podem também adquirir nova roupagem através da linguagem multifacetada do Teatro.